nosso blog

O pilates pode prevenir doenças!

Nem só de melhora na flexibilidade rondam os benefícios do pilates, porque ele também pode prevenir e tratar doenças. Portanto, se você tem dores na coluna, lesões musculares, doenças mentais, reumáticas ou cardiovasculares, o texto de hoje é para você!

Por mesclar exercícios em solo e em aparelhos, o pilates é uma ótima atividade para inserir no seu dia a dia e, assim, cuidar da sua saúde como um todo. O mais legal é que ele não tem contraindicações, portanto, crianças, idosos e grávidas também podem praticá-lo.

Pilates atua na prevenção de doenças e lesões

O pilates é uma prática muito versátil que possibilita fazer tanto exercícios utilizando apenas o próprio corpo, como também com o auxílio de aparelhos específicos. A técnica, mais do que ser responsável pelos benefícios que já falamos nesse post (ou nesse, se você for da terceira idade), também pode ser um grande auxiliador na prevenção de doenças.

Adiantamos que o pilates também é um grande aliado na diminuição dos riscos da osteoporose, artrose, quedas nos idosos, perda de mobilidade e diminuição da coordenação e equilíbrio. Perfeito, não?

  1. Problemas de coluna e postura

A prática fortalece os nossos músculos das costas, ajudando na melhora da postura e, consequentemente, aliviando as dores recorrentes dos problemas na coluna. Dessa forma, o pilates consegue atuar na prevenção e no auxílio do tratamento de doenças como espondilólise e hérnia de disco.

  1. Doenças mentais

Quando praticamos alguma atividade física, além de beneficiarmos nosso corpo, também o fazemos para a nossa saúde mental e neurológica. Por trabalhar a postura, equilíbrio e musculatura, o pilates acaba por amenizar e aliviar os sintomas de doenças como:

  • Parkinson;
  • Alzheimer;
  • Paralisia cerebral;
  • Alguns efeitos colaterais do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
  1. Endometriose

Praticar pilates faz com que nosso corpo libere endorfina que é a responsável pelo nosso bem estar e alívio do estresse. Dito isso, faz sentido colocar este exercício como ajuda na prevenção e tratamento da endometriose, já que o estresse é um dos fatores agravamento e gatilho para a doença.

O exercício também reduz os níveis de estrogênio (principal hormônio responsável pelo aumento do endométrio), relaxa a musculatura pélvica, fortalece o sistema imunológico e alivia as dores musculares.

  1. Doenças cardiovasculares

À medida que a prática melhora o nosso condicionamento físico, o pilates também auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares. Isso acontece devido à diminuição da pressão arterial elevada e do estresse que provoca.

Invista no pilates e cuide da sua saúde

Se antes nós já tínhamos te convencido que o pilates era perfeito para você que queria ter maior equilíbrio, flexibilidade, força e melhora na respiração e postura, agora fomos além (ou melhor, o pilates foi)!

Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp e venha conhecer a nossa escola. Temos um espaço completo para a prática da atividade e profissionais habilitados para te auxiliar da melhor forma sempre. Investir na sua saúde física e mental é investir em você.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560