Você já parou para pensar que muitas das coisas que não conseguimos expressar por meio de palavras, transbordam enquanto dançamos? Isso acontece porque a arte desperta sentimentos únicos em nós. É a mistura de coreografia, música e movimentos que, quando juntos, nos tocam de modo íntimo.
Nesse sentido, a musicalidade é um dos aspectos principais dos quais uma bailarina precisa conhecer e entender para evoluir na dança. Para isso, não basta apenas ouvir a música, mas também senti-la e trabalhar uma profunda interpretação a partir dela, algo que vem de dentro para fora.
Mas o que é musicalidade?
A grosso modo, musicalidade é o processo de construção do conhecimento musical. É também o talento, sensibilidade ou habilidade para criar e executar determinada música. Dentro da dança, portanto, ela se faz extremamente necessária, principalmente, para a compreensão de melodia, ritmo e harmonia.
Com o desenvolvimento da musicalidade, a pessoa que dança não só passa a entender o que está ouvindo, mas adquire maior concentração, melhora a contagem da coreografia e a entrega de suas emoções. Dessa forma, também consegue diminuir e até extinguir os atrasos corriqueiros na hora de dançar.
Como desenvolver musicalidade na dança?
Mesmo sendo um processo muito subjetivo e que acontece em ritmos diferentes para cada bailarina, é possível adotar algumas práticas para desenvolver a musicalidade na dança. O primeiro passo é escutar com atenção a mesma música várias vezes para que você passe a ter diferentes percepções sobre o mesmo som.
Enquanto estiver neste processo, se concentre na melodia, ouça cada som apresentado e observe o ritmo atentamente. Sinta o que a música quer dizer e passar a quem ouve, não só por meio da letra, mas também pela própria batida e harmonia utilizada. Se quiser, faça anotações do que for percebendo.
Depois que tiver investido um tempo de qualidade em cada um desses processos, tente começar a treinar os movimentos no tempo certo. Isso aumenta a conexão da música com quem está dançando e, consequentemente, com quem está assistindo. É realizando os passos no momento exato que transmitimos uma sensação única e facilitamos a compreensão daquilo que está sendo dançado.
Gostou do conteúdo que trouxemos hoje? Então compartilhe nas redes sociais para que ele possa chegar a outras bailarinas também. E se você quiser ler mais sobre o mundo do ballet clássico, acompanhe nosso blog e Instagram.