nosso blog

“Comecei tarde no ballet adulto, ainda posso ser profissional?”

O ballet clássico é para todas as idades e é uma ótima opção como novo hobby. Mas a verdade é que, mesmo depois de adultas, muitas mulheres ainda gostariam de viver profissionalmente da dança. Então, se essa é sua dúvida, vem com a gente porque vamos respondê-la no post de hoje!

O que é “começar tarde” no ballet clássico?

Por muito tempo se acreditou que só era possível virar bailarina profissional quem começasse a dançar com 3 anos e passasse pelo processo de formação durante a vida inteira. Mas as coisas mudaram (finalmente!) e hoje até o conceito de “tarde” mudou.

Outra diferença é que não associamos mais uma profissional da dança apenas como uma bailarina de um corpo de Teatro ou de uma grande Companhia, o leque agora ficou bem maior! Pensando assim, conseguimos expandir (e muito) as possibilidades para quem não quer abrir mão do ballet.

Para ser profissional, não é preciso ser bailarina

Por mais que muitos acham que, para viver de ballet clássico é preciso ser uma bailarina profissional, isso não é verdade. Hoje existem muitas profissões que te possibilitam viver o sonho de trabalhar com o que ama: a dança.

Você pode escolher ser professora de ballet, produtora de eventos, dona de uma escola, criadora de conteúdo, empreendedora com uma loja de itens ou roupas para a dança e muitas outras opções. Que tal? O céu é o limite para quem quer fazer da dança mais que um hobby!

Mas afinal, também é possível ser bailarina profissional?

Sim! Claro, precisamos ser sinceros aqui a ponto de entender que, com a idade, também lidamos com algumas “limitações” que deixam o processo mais difícil. E não falamos apenas dos aspectos físicos, mas também de tempo, por exemplo.

Quando adultas temos outras responsabilidades para administrar – emprego, casa, família e muitas outras coisas – além do ballet. Sem contar que, a nível profissional, a dança por si só já demanda cerca de 5 horas diárias mínimas de treino, então é preciso ter também essa flexibilidade de horários.

Independentemente de qual for o caminho que você escolher seguir para se profissionalizar no ballet clássico é importante não se esquecer de que o principal é ter dedicação e disciplina. Portanto, deixe o fator idade de lado e concentre-se em entender se isso é realmente o que você quer.

Caso a resposta seja sim, avalie o que é preciso para chegar lá e se disponha a lidar e enfrentar o que aparecer no caminho. Temos certeza que você conseguirá! Então se você gostou desse conteúdo e pensa em virar uma profissional do ballet clássico, conte para a gente no nosso Instagram, vamos adorar saber!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560