Quem aí faz ballet clássico há um tempo já aprendeu algum (senão todos) os mandamentos que temos e nós vamos te provar. Mas se você é nova no mundo da dança, nada melhor que começar com o pé direito, não é mesmo?
Então, ligado o modo “é brincadeira, mas estamos falando sério”, vamos aos 10 mandamentos que toda bailarina tem que guardar e respeitar sempre! Depois fala para a gente no nosso Instagram qual deles você já aplica. 😉
- Amarás o ballet sobre todas as outras atividades físicas
Lembra que a gente disse que é brincadeira, mas é sério né? Então, começamos bem kkk! Mas por que este é o primeiro mandamento? Se você tem vontade de se formar no ballet clássico ou se deseja, principalmente, ser uma professora ou bailarina profissional, esta dança tem que ser sua prioridade sempre!
O ballet exige muitas horas e dias de treino (inclusive nos finais de semana), então caso você fizer outras atividades físicas, elas terão que ficar em segundo plano. Você sempre será “bailarina e…”, pense nisso.
- Não se atrasarás
Como respeito, não devemos chegar atrasados em nenhum lugar nem para nenhum compromisso. Se tem hora marcada, chegue na hora (ou até antes)! No ballet não seria diferente, portanto, caso isso venha a acontecer, peça licença para a professora quando a sequência acabar e entre, em silêncio, somente se concedida.
- Não desrespeitarás as professoras
Parece óbvio, né? Mas quando falamos em respeito para com as professoras, também estamos falando de não interromper durante as explicações e execução das sequências, nem dar gargalhadas ou se apoiar na barra como se estivesse descansando em momentos inoportunos. Sempre haverá o momento certo para tirar dúvidas, descansar e relaxar.
- Não reclamarás dos passos ou das coreografias
Nós sabemos que às vezes dá muita vontade de reclamar de um passo mais difícil que não está saindo ou até daquela coreografia que não gostamos tanto, mas não faça isso, é muito desrespeitoso.
Pense com a gente, sua professora estudou e praticou por horas aquele plano de aula e coreografia para que pudesse chegar na aula e passar para cada uma de vocês. Então imagina que chato ela ficar ouvindo reclamações?
Se um passo não está saindo, peça ajuda à sua professora, tenho certeza que ela te ajudará. Mas caso não goste da coreografia, lembre-se que sempre haverá uma próxima e que outras pessoas podem estar adorando!
- Não conversarás durante as aulas
Este é outro item extremamente importante a ser seguido. Isso porque, se você estiver conversando, mesmo que baixinho, tirará a atenção de outras bailarinas (sem contar que é desrespeitoso com a professora, né?).
Quando conversa, você também pode estar perdendo alguma explicação ou correção de movimentos, o que prejudicará a sua dança e a de outras pessoas. Então, quando estiver em aula, foque em seu desenvolvimento e, sempre que precisar falar, espere sua professora terminar e peça permissão.
- Deixarás o celular desligado ou no silencioso
A regra é: está em um compromisso (aula, trabalho ou seja o que for)? Deixe o celular desligado ou no silencioso e não mexa nele. Esteja presente na atividade que está fazendo.
- Cuidarás da sua saúde
Tudo o que você come, faz e o jeito que leva a vida influencia em sua saúde e, consequentemente, em sua performance na dança. Por isso, cuide bem dela, ok? Procure comer bem antes e depois das aulas, foque em alimentos leves, mas que te sustentem. Não esqueça, também, de manter uma boa noite de sono.
- Não cobiçarás o tutu do próximo
Esse mandamento vale para outras coisas além do tutu, ok? Também não vale cobiçar a habilidade, papel ou lugar na coreografia de outra bailarina! Se hoje você não está onde esperava, pense que tudo na vida é um aprendizado e a sua vez vai chegar, na hora certa! Enquanto isso, aproveite o processo, se divirta e vibre pelas suas amigas de dança. 🙂
- Honrarás os dias de ensaio
Quanto mais perto do espetáculo estiver, mais sério este mandamento fica. Não faltem aos ensaios (nunca, jamais), pois é falta de educação com a professora, com as outras bailarinas e, inclusive, com a sua dança. E, caso PRECISAR faltar, não esqueça de avisar com antecedência!
- Não se apropriarás dos objetos alheios
Independentemente se os objetos foram emprestados a você ou esquecidos por alguém, nunca pegue algo que não é seu. Se te emprestarem, tome muito cuidado durante o uso e devolva como chegou até você. Agora, se encontrou algo, entregue para a sua professora ou na recepção da escola. Assim, caso a dona apareça, o objeto a estará esperando.
Os 10 mandamentos do ballet clássico devem ser levados a sério para toda a vida, combinado? Envie esse post para suas amigas bailarinas e, se quiser conhecer outros textos sobre o mundo do ballet, visite nosso blog e Instagram!