nosso blog

Roupas de ballet ao longo dos anos

Mais de 100 anos de história passaram até chegarmos aos tutus, collants, perneiras e polainas que usamos hoje. Assim como o próprio ballet clássico, as vestimentas de treino também evoluíram ao longo do tempo, sabia? Para te levar para essa história, fizemos uma seleção dos trajes usados em cada década desde 1910.  Vamos descobrir como os bailarinos se vestiam para as aulas?

1910 – 1920’s

Ainda não existiam os tecidos elásticos e as roupas de ballet como conhecemos hoje. No lugar, as bailarinas faziam suas próprias peças com chiton, tendo como base a longa túnica usada na Grécia Antiga. Já os homens, ensaiavam com camisas brancas de mangas largas e calças escuras com corte abaixo do joelho, meias até os joelhos e sapatos de couro.

“Para a aula… tutus branco e meia-calça de seda rosa, mas para o ensaio… usamos crepe-de-vestidos chine que levaram três metros e meio de material para fazer. Eles eram presos com um pedaço de elástico embaixo do peito e outro na coxa, e caíam em lindas cortinas logo abaixo do joelho”, escreveu a dançarina britânica do The Ballets Russes, Lydia Sokolova, em suas memórias no seu livro Dancing for Diaghilev.

1930 – 1940’s

Nesta época, os chitons longos das mulheres começaram a ser substituídos por túnicas e saias mais curtas. As calças dos homens foram substituídas por shorts, meia-calça e legging de tricô.

1950 – 1960’s

Foi a partir de 1950 que as roupas começaram a ficar mais parecidas com as vestimentas de ballet que conhecemos hoje em dia. O traje feminino era composto por cuecas de cintura alta em cima de meias-calça e blusas curtas. As túnicas ainda eram usadas, mas com dobras na frente para dar ilusão de uma roupa de uma peça só.

Em 1960, os collants começaram a surgir e se tornar comuns, porém eram mais usados por artistas de circo e ginastas. Os primeiros que foram feitos para dançar ballet utilizavam tecidos de malha de algodão, permitindo, assim, certa elasticidade. Na mesma década, o tecido elástico Lycra surgiu.

1970 – 1980’s

Essa é a época em que começamos a notar as vestimentas tais quais as que usamos hoje: macacões, leggins e collants. Com os materiais agora de fato elásticos, as roupas se ajustavam perfeitamente ao corpo, mantinham sua forma sem estragar e eram facilmente laváveis.As décadas foram passando e agora são incontáveis os modelos disponíveis no mercado para se dançar ballet clássico. Então agora é a sua vez, conte para a gente em nosso Instagram qual sua peça favorita de treino, estamos curiosas!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560