nosso blog

4 dicas para aprender coreografias de forma mais rápida

Existem muitos tipos de bailarinos e, entre eles, há os que têm mais dificuldade para aprender de primeira os passos de uma coreografia. Se você se identifica com eles, fique tranquilo porque separamos algumas dicas que podem te ajudar a aprender o que foi passado com mais rapidez.

  1. Assistir é a primeira forma de memorizar

Nem sempre fazer ao mesmo tempo em que a professora ensina é a melhor forma de aprender, já que você pode perder detalhes da explicação por estar com a atenção dividida. O ideal é que assista atentamente tudo o que está sendo passado para, só depois, tentar reproduzir os passos.

A observação ajuda na assimilação dos movimentos, pois dá tempo ao cérebro, e também ao corpo, de entender o que ele precisa reproduzir. Expandir seu repertório assistindo a filmes, musicais, peças teatrais e outras expressões artísticas também é uma ótima forma de estimular a capacidade de memorização do cérebro.

  1. Compreenda, de verdade, a sequência de passos

“Isso quer dizer que terei que tirar dúvidas caso não entenda algum movimento?” exatamente! Não deixe que a vergonha te impeça de aprender a forma correta de se realizar os movimentos passados em aula.

Também temos outra dica para você: preste atenção nos detalhes e como são feitas as conexões de um movimento para o outro. Divida a coreografia em etapas e treine cada parte até que os movimentos façam sentido para você e, consequentemente, sejam reproduzidos de forma fluida.

3. Não desista de tentar

Quando estamos aprendendo uma nova coreografia é normal não acertarmos todos os passos de primeira. Por isso, mesmo que errar – poucas ou muitas vezes –, continue tentando até acertar. Sabemos que é difícil não se cobrar, mas é tentando acertar que você conseguirá ter sucesso nas aulas e treinos.

4. Filme ou faça anotações

Talvez você nunca tenha experimentado essa última dica, mas talvez seja exatamente ela a que mais te ajudará. Peça permissão e filme sua professora passando a coreografia ou, ainda, faça anotações de cada um dos passos e também dos detalhes que deve se lembrar na hora de executá-los.

Fazendo isso, você conseguirá ter acesso ao que foi passado em aula para treinar em casa e aperfeiçoar os movimentos, de forma que fiquem bem feitos e limpos. Outra dica é se auto filmar durante a aula, assim você conseguirá assistir o vídeo e entender onde precisa melhorar.

Sem dúvidas, o que te ajudará a aprender uma coreografia inteira é o treino constante. Por isso, não desista e continue treinando, logo você perceberá sua evolução na dança!

Para mais conteúdos como este e mais dicas sobre o ballet clássico, continue acompanhando as nossas publicações aqui no blog e também no Instagram da escola.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560