Se você já for bailarina, provavelmente terá uma gaveta cheia deles, a gente entende. Mas se pretende começar a dançar ballet clássico, uma das coisas que terá que investir será em um collant.
Ele é uma peça de roupa confortável, parecida com um maiô, que permite que as bailarinas se movimentem livremente durante a dança. Mas, como existem muitos modelos no mercado, fizemos um apanhado daqueles que consideramos os principais para que você possa escolher o seu preferido.
- Modelo básico
Isto é exatamente o que vem à cabeça quando pensamos em collant: um modelo básico e poucos detalhes, sem mangas ou decotes e em cores neutras. Este é o modelo mais usado de modo geral e se assemelha bastante a uma blusa regata.
- Com decotes
Os collants com decote são uma alternativa quando procuramos por diferenciação. Na parte da frente, os tradicionais têm decotes mais retos e que mostram o colo, mas também há modelos todo fechados, além daqueles que desenham ainda mais o busto.
Existem ainda os collants que possuem decotes diferenciados nas costas, sejam apenas recortes ou os que a deixam à mostra. Para bailarinas que precisam ou preferem maior segurança e sustentação, os modelos que possuem alças cruzadas atrás são ótimas opções.
- Com mangas
Seja para o frio ou para o calor, existe um collant com manga para você chamar de seu! Elas podem ser curtinhas, ¾, uma manga só ou compridas, mas a verdade é que, além de serem ideias para os dias frios, ainda alongam os braços e proporcionam elegância.
- Modelos que oferecem sustentação
Existem modelos de collants com uma tira mais reforçada de elástico embaixo do busto ou nas costas, a fim de proporcionar mais sustentação e segurança à bailarina. Normalmente eles são indicados para as mulheres com mais busto, já que com essa peça não se usa sutiã.
- Renda
Os modelos com renda são, com certeza, os mais diferentes e românticos. Eles esquentam um pouco, mas o efeito visual é incrível e muitas vezes acabam também sendo usados para sair.
Para escolher o seu modelo ideal, atente-se a qual é mais confortável e ao que atende às suas necessidades dentro da dança. Lembre-se que o objetivo principal da peça é te deixar livre para executar os movimentos do ballet. Aqui na escola, temos nosso collant próprio como parte do uniforme. Ele foi desenvolvido para atender as necessidades de cada faixa etária e cada cor representa uma fase da vida da bailarina. Entre no nosso Instagram e confira as fotos que sempre postamos por lá!