O ballet clássico é, sem dúvidas, a dança que exige maior postura entre todas. Mas, ao mesmo tempo em que é exigida, é também aprendida e praticada em cada uma das aulas, tanto pelas crianças, quanto pelos adultos.
Durante as aulas, a professora de ballet está constantemente lembrando sobre a importância do alinhamento corporal. É o que contribui para o controle do corpo, exigindo um reconhecimento e domínio de cada uma de suas partes.
Por despertar a boa postura e consciência corporal, a prática do ballet ajuda a desenvolver habilidades motoras dia após dia, por exemplo. Quando a criança ou adulto entende o que é a boa postura, há uma associação direta na realização dos exercícios.
Vícios posturais entre bailarinas
Existem alguns vícios corporais comuns de quase todas as pessoas. Entre eles, destacamos: debruçar-se na mesa na hora de estudar, abaixar o pescoço na hora de usar o celular ou o tablet e sentar-se na cadeira de qualquer jeito na hora de trabalhar, jogar ou estudar.
O interessante é que o ballet clássico pode contribuir diretamente com a melhora desses vícios, visto que proporciona o desenvolvimento do controle corporal, autocorreção, desenvolvimento da musculatura e equilíbrio. Com a dança, a criança ou adulto passa a compreender a importância de uma boa postura.
Toda professora de ballet clássico precisa estar atenta a diversos pontos em cada um de seus alunos, incluindo suas posturas durante os exercícios, para deixar o movimento das bailarinas ainda mais bonito e limpo.
Além de todos os benefícios comentados que são gerados pela boa postura dentro do ballet, ela também colabora para outro ponto. Quando as bailarinas alinham as posturas durante a dança, os movimentos são melhor desenvolvidos, o que proporciona maior leveza e beleza aos movimentos.Aqui na escola, temos profissionais altamente qualificados e atenciosos para estar sempre ensinando a cada um a forma correta de se realizar o movimento indicado. Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Entre no nosso Instagram e também no blog!