nosso blog

Ser professor vai muito além de dançar ballet

Para se formar em ballet clássico é preciso passar por muitos e muitos anos de estudo e prática. Mas você sabia que, para ensinar ballet, é preciso muito mais que ser formado na dança e que, portanto, nem todas as bailarinas podem dar aula?

É isso mesmo, para lecionar é preciso uma série de habilidades, atenção em pontos específicos e muito “jogo de cintura”. Claro que saber dançar é um requisito básico, porém é preciso separar as coisas, porque apenas a experiência como bailarina não te dá a base necessária para ser uma boa professora de ballet.

A grande diferença entre dançar e ensinar

O grande ponto aqui é que, saber executar os movimentos, não quer dizer que você saberá ensiná-lo. Sem contar que, uma professora de ballet clássico ainda precisa encontrar o jeito mais eficiente de transmitir a dinâmica do movimento de forma que cada aluno entenda.

Nunca teremos uma sala de aula com as mesmas particularidades e necessidades em todos os alunos. Mesmo que sejam do mesmo nível técnico, cada pessoa absorve e aprende de forma diferente e em um ritmo específico, porque todos são únicos. Na dança isso não seria diferente.

O que é preciso para ensinar ballet?

As bailarinas que gostariam de começar a ensinar uma turma, precisarão estudar muito e ter a paciência necessária para acompanhar o ritmo de aprendizagem de cada um.

Um primeiro caminho a se percorrer é pesquisar diferentes técnicas e dinâmicas para conseguir passar o mesmo conhecimento para pessoas diferentes. Aqui, a observação também conta muito! Com ela, será possível identificar as reais necessidades de cada aluno para compreender qual a forma de explicação que mais entendem. Assim, os conhecimentos transmitidos serão, de fato, absorvidos.

E se sua pretensão é ser professora de ballet infantil, saiba que é preciso se especializar ainda mais! Isso porque a forma e o tempo em que as crianças aprendem é diferente dos adultos.

Funções de uma professora de ballet

Além de ensinar ballet clássico, as professoras precisam estar atentas às fases de desenvolvimento de seus alunos. Isso influenciará diretamente no desempenho de cada um na dança.

Saiba que também é preciso que, quem quer ser professora de ballet, crie os cronogramas, programas anuais de dança e planos de aula eficientes e atrativos para suas turmas.

E aí, você tinha noção de como era trabalhoso se tornar uma professora de ballet? Saiba que, por mais que seja necessário estar atento a vários detalhes, lecionar e fazer parte da trajetória de alguém é incrível e totalmente gratificante!

A última dica é: estudem sempre! Isso vai fazer com que melhore a cada dia. Aqui no nosso blog temos vários conteúdos que podem te ajudar nesse caminho, aproveite!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560