Para dançar ballet clássico é preciso muita postura e controle corporal, mas, muitas vezes, pode parecer muito difícil saber como alcançar tais pontos. A verdade é que é preciso muito treino, de forma que a movimentação se torne natural e automática.
Mas o que é preciso exercitar nesses treinos? O core! Ele, nada mais é, que o centro do nosso corpo. É com o core alinhado que ganhamos estabilidade, mobilidade e força nos movimentos. É também nele que encontramos os músculos abdominais, do quadril, pelve, lombar e diafragma usados durante a dança.
Benefícios de se exercitar o core
Ao exercitarmos o core, conseguimos melhorar o equilíbrio, a sustentação corporal, o alinhamento do nosso corpo, a transição de posturas, a estabilização da coluna e dos movimentos em cadeia aberta, a mobilidade dos quadris e ombros, a estabilidade dos joelhos e outros.
Como consequência, o risco de lesões é diminuído. Além disso, fortalecer o core ainda protege a coluna vertebral e tem papel fundamental no movimento dos braços e pernas, já que colabora para que o tronco fique mais firme e funcione como um apoio para o movimento dos membros.
Exercícios para fortalecer o core
- Abdominal oblíquo
Sentada com uma perna flexionada para frente e outra atrás, incline o tronco para dentro, alongando o braço até tocar no solo. Retorne a inclinação do tronco para o lado oposto, encostando o antebraço. Realize a sequência 16 vezes para cada lado.
- Prancha
Deitado no chão e com a barriga para baixo, flexione o joelho juntamente com a cervical e torácica. Ao mesmo tempo, faça a abdução e adução da perna (para a lateral). Realize a sequência 16 vezes para cada lado.
- Abdominal reto e infra
Deitada com as mãos apoiadas na nuca e com os joelhos unidos, a ponta dos pés deve tocar o chão. Eleve um pouco o tronco e mantenha a perna em borboleta (em isometria). Faça a abdução das pernas com os braços para a lateral e, em seguida, a adução para retornar à posição inicial. Realize a sequência 16 vezes.
- Teaser
Sentada no chão e apoiando a palma da mão no solo, una ambas as pernas e sustente-as no ar (ângulo de 45 ou 90 graus). Eleve tronco e pernas para a diagonal. Abaixe a perna de baixo em direção ao solo (sem encostar no chão). Realize a sequência 16 vezes para cada lado.
Com esses exercícios você conseguirá melhorar o desempenho dos seus movimentos e performance no ballet estimulando e fortalecendo seu centro. Para mais conteúdos como esse continue acompanhando nosso blog e Instagram.