Talvez você não saiba, mas fortalecer os pés e os tornozelos é fundamental. No ballet, por mais que você tenha uma técnica excelente e saiba dançar com fluidez, ter “pés fracos” vai atrapalhar o seu equilíbrio, dificultar alguns movimentos com a ponta e, ainda, pode provocar lesões.
Bailarinas que não têm força nos pés terão dificuldade para subir na ponta com uma única perna ou ficar no balance, por exemplo. A boa notícia é que nós podemos ajudar você a melhorar o seu desempenho, com exercícios simples, que podem ser executados em casa ou antes de começar a aula na escola.
Vamos começar o fortalecimento?
O primeiro passo é tirar a meia e a sapatilha dos pés. Descalço você vai sentir melhor seus movimentos e enxergar com clareza os dedos, colo de pé e tornozelo. Agora, sim, vamos aos exercícios:
- Comece fazendo elevé com os dois pés. Faça isso por 16 tempos e depois alterne para o relevé, seguindo a mesma quantidade.
- Pés aquecidos, vamos forçar o colo. Suba no elevé, faça um lindo plié e force um pouco. Sinta que seu colo de pé é impulsionado para frente. Repita o movimento por 8 tempos.
- Prepare-se para o elevé e relevé com coupé. Sinta o movimento e cuidado para não dar “soquinhos” no chão na tentativa de impulsionar seu corpo para cima.
- Procure uma superfície elevada como degraus e alongue sua panturrilha, subindo e descendo no elevé. Quando se sentir segura, pode experimentar fazer o movimento em coupé.
- Sabe o exercício de “flex, meia ponta, ponta”? Sente-se no chão, pernas e costas esticadas e faça isso na 6ª posição e em primeira. O objetivo é fazer seus dedos alcançarem o chão quando estiver em 6ª e quando for executar na 1ª posição, arraste o dedinho pelo chão.
- Ainda sentado com as pernas esticadas, puxe seu pé em sua direção, de modo que flexione e você sinta alongar o arco do pé.
- Você também pode espalhar alguns objetos pelo chão e pegá-los com os dedos dos pés. Lembre-se de manter o colo do pé impulsionado para frente e as pernas alongadas.
- Coloque uma toalha no chão e puxe-a em sua direção apenas com os dedos dos pés. Cuidado para não erguer a sola dos pés do chão!
- Gire os tornozelos em movimentos circulares, 8 vezes em cada direção.
O treinamento de fortalecimento é constante e deve ser feito com muita atenção, para que você não se machuque. Observe e entenda as suas limitações, a melhora virá a longo prazo. Você vai ver que os movimentos na ponta e no centro serão mais firmes e não haverá aquela insegurança de sempre torcer o tornozelo.
Quer receber mais dicas bailarinísticas? Siga nossas redes sociais e acompanhe tudo que publicamos: Facebook e Instagram.