nosso blog

9 mitos sobre o ballet

O post de hoje foi preparado especialmente para aqueles adultos que sonham em fazer ballet, mas estão presos às mentirinhas que algumas pessoas contam por aí. O ballet para adultos tem tanta magia quanto o pedagógico e nós vamos te provar que você não precisa se preocupar em começar. Apostamos que depois de ler os 9 mitos sobre o ballet, você vai procurar a escola e viver seu sonho de infância.

Vamos começar?

  1. Ballet é coisa de mulher?

É claro que sim, mas é também uma arte para os HOMENS! Inclusive, leitor, eles têm um papel fundamental dentro dos repertórios e escolas, sabia? Existem grandes bailarinos em companhias de dança e também nas escolas como professores e alunos. Nossa escola, por exemplo, trouxe em 2019 um bailarino maravilhoso para se apresentar acompanhado da sua partner, o Carlinhos de Jesus. Se você não se lembra, vem ver aqui como foi.

  1. O ballet é monótono 

Mito! Mito! Mito! A aula do ballet tem repetição sim, mas é para que você aprenda a executar o movimento. Aqui na nossa escola nós utilizamos o Método Ballet Adulto e, claro, damos uma pitadinha do Ballet Pedagógico para deixar algumas informações mais claras, então a aula se torna dinâmica e bem divertida na companhia das amigas e amigos que você vai fazer.

  1. Apenas crianças podem começar

Mentira, leitor! O ballet pode ser iniciado a qualquer idade, desde que haja o devido acompanhamento da equipe de professores da escola. A diferença é o modo como vai ser ensinado, mas todos são perfeitamente capazes de aprenderem e se apaixonarem.

  1. Precisa ter flexibilidade sempre!

Bom, essa é complicada. Nós treinamos a flexibilidade dos nossos alunos sempre, mas alguns corpos não terão o mesmo alongamento e força de outros. O segredo é ir no seu limite e conhecer o seu corpo para aproveitar ao máximo as aulas!

  1. É um mundinho todo rosa

Existem, sim, as bailarinas com um estilo mais princesa, como as retratadas em filmes, mas isso não significa que seja unanimidade. Em cima dos palcos cada bailarino vai assumir a personalidade do seu personagem ou da coreografia e na sala de aula são completamente livres para serem como quiserem ser.

  1. Se não for magro, nem adianta começar

Está aí uma mentira! Bailarinas profissionais tendem, sim, a ter um biotipo específico, porque ainda existe uma exigência das companhias. Mas, corpo de bailarino é o corpo que você tiver, para praticar como hobby essa não é uma exigência. Você vai entender seus limites e necessidades e o ballet será seu companheiro nessa jornada.

  1. Estão sempre na ponta dos pés

Também não! Em uma escola de alta performance ou uma companhia de dança a bailarina vai sim passar muito tempo em cima da ponta, mas em escolas como a nossa, você vai ter aulas específicas de ponta e ser treinado para chegar a este nível. 

  1. Pé de bailarina é feio 

Claro que não, gente. Os pés precisam ser cuidados como qualquer parte do corpo e, é óbvio, se você passar 8 horas em cima da ponta por anos seguidos, o seu pé pode ter mais calos que um pé de não-bailarina. Mas, se a sua realidade é ballet em escola, fique tranquilo, não vai haver nenhuma alteração significativa.

  1. Ballet é caro

Muita gente acredita que fazer ballet é fora da realidade de muitas pessoas e, na verdade, não é. Existem excelentes escolas e métodos acessíveis, o que você precisa fazer é analisar onde está iniciando sua aula ou da sua filha, para ver se o valor é condizente com a entrega da equipe. 
Você gostou de ler os 9 mitos sobre o ballet? Quer saber mais? Siga nossas redes sociais e acompanhe tudo que publicamos: Facebook e Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560