Começar uma atividade física nova pode ser assustador, mas fazer algo que ama é recompensador! Por isso, se você já fez ballet clássico quando criança ou se gostaria de experimentar a primeira aula, saiba que o ballet adulto está te esperando e nós também. 🙂
Mas antes de colocar o seu collant, é preciso percorrer alguns passos para que esse processo seja tranquilo e prazeroso. Hoje separamos 4 dicas para te ajudar a não esquecer de nada quando o assunto é começar (ou voltar para) o ballet adulto.
1 – Escolha uma escola!
Encontrar uma escola de ballet clássico não é apenas escolher aquela mais barata ou a mais perto da sua casa. É preciso conhecer a estrutura do local e também a metodologia de ensino para saber se ambos estão de acordo com suas necessidades e propósito na dança.
Pergunte mais especificamente sobre a turma de ballet adulto, como as aulas funcionam, quantas alunas dançam juntas, o nível delas e, se possível, converse com a professora da turma e faça uma aula experimental. Todos esses itens te darão mais segurança na hora de fazer a sua escolha.
2 – Pergunte sobre o dresscode
Escola decidida? Chegou a hora de se preparar para as aulas! O primeiro passo é perguntar para a escola se existe algum uniforme específico ou se pode ser um collant e meia-calça da sua escolha. Caso não haja uniforme e esteja com medo de errar, o mais tradicional no ballet adulto é o collant preto, saia, meia e sapatilhas rosas (ou ambas salmão). 😉
3 – Alinhe suas expectativas
A dança não é um local de competição e você está se preparando para a sua primeira aula. Por isso, coloque um pé no freio quando o assunto são as expectativas da sua performance no ballet clássico.
Estabeleça quais são seus objetivos a curto e longo prazo. Pense se as aulas serão apenas um hobby ou se você tem ou não pretensão de se apresentar em espetáculos, por exemplo. E lembre-se: nunca se compare com as outras bailarinas da sala, cada pessoa tem um processo e tempo de aprendizado diferente (e está tudo bem)!
Não deixe que o medo e a vergonha te atrapalhem de se sentir bem e de se encontrar no ballet clássico. Para começar, basta força de vontade, disciplina e dedicação, porque todo mundo pode dançar! E nada de ficar se culpando se errar um passo (ou vários) ou esquecer o nome deles, ok? Tudo é um processo e você está em sala para aprender.
4 – Não desista de tentar
Como falamos acima, sala de aula é lugar para aprender, então se você errar ou se chegou a achar que ballet clássico não é para você, não desista de tentar, porque uma hora o movimento vai sair! Se ficou com dúvidas de como fazer o movimento, faça perguntas à professora, se mostre interessada e tente quantas vezes forem necessárias!
No mais, aproveite muito as aulas do ballet adulto para fazer o que ama e se divertir! E se quiser conhecer um pouco mais da nossa escola, acesse nosso Instagram ou nos mande uma mensagem no WhatsApp, esperamos você.