Se você já dançou antes, sabe como as roupas de ballet são bem delicadas, sejam as de treino ou as do espetáculo. Por isso, entender como cuidar de cada uma é essencial para que elas não sejam danificadas. No post de hoje você vai saber como lavar e fazer a manutenção da forma correta.
A lavagem e secagem corretas são essenciais
Se você quer que as roupas de dança durem muito tempo, é imprescindível lavá-las a cada uso – na mão e com sabão em barra neutro ou de glicerina (nada de máquina de lavar e sabão em pó, ok? Do contrário, elas podem desbotar mais rápido). Outra dica é nunca misturar as peças de cores diferentes para que não manchem.
Caso precisar deixar as roupas de molho, atente-se para que o processo não passe de 15 minutos. Se o tecido tiver bordados ou paetê, evite esta etapa para não desbotar ou ficar fosco e lave esta parte com muito cuidado.
Nunca misture as peças de cores diferentes para que não manchem e, quanto ao tutu, o ideal é usar sprays para lavagens a seco ou levá-los em uma lavanderia. Desta forma, você evita tirar toda a goma que o mantém bonito e armado. 😉
Tome cuidado, também, na hora de colocar as roupas para secar. Dependendo da forma que colocar os pregadores, pode ser com que o figurino fique com marcas permanentes ou deformações. O ideal mesmo é evitar pendurá-las no varal para que não corra o risco das peças esticarem. Por último, evite torcer as roupas e deixá-las diretamente no sol.
Dicas para tirar manchas e cheiro de suor
Durante as aulas e apresentações de dança é normal suar bastante, mas precisamos tomar cuidado para que ele não acabe manchando as peças. Para isso, uma dica é, logo que chegar em casa e antes de lavar as peças, coloque-as em uma mistura de água e duas ou três xícaras de vinagre.
Se forem peças de tecidos claros, menos delicados e que não soltam tinta, outra opção é mergulhá-las em uma solução de água com uma xícara de bicarbonato de sódio por 30 minutos. Depois desse tempo, enxágue e lave-as normalmente.
Inclusive, lembre-se de nunca guardar roupas úmidas para não ocasionar a proliferação de fungos e bactérias. Se preferir, você também pode colocar um desumidificador na parte do seu armário em que guarda as roupas de dança. Assim, você evita que elas mofem e fiquem com mau cheiro.
Aprenda onde e como guardar suas peças de dança
Agora que você já aprendeu a lavar e secar corretamente suas roupas de dança, chegou a hora de aprender a guardá-las corretamente. Os primeiros passos são mantê-las em local arejado, longe de luz excessiva ou de poeira.
Se possível, invista em capas para cobrir itens maiores e dê preferência para dobrar (mas não muitas vezes) as peças ao invés de pendurá-las em cabides. A respeito do tutu, guarde-o pendurado de cabeça para baixo. Caso ele fique um pouco caído ou amassado, passe o ferro protegendo o tecido com um lençol ou toalha e ele ficará como novo!
Gostou das dicas? Então acompanhe nosso Instagram para acompanhar outros assuntos e conhecer um pouco mais sobre a nossa escola e o método exclusivo de Ballet Pedagógico. E se você tiver mais algum truque sobre a lavagem, secagem e armazenamento perfeito de peças de dança, não exite em nos contar, vamos adorar saber!