O ballet clássico é considerado uma arte cênica, pois conta uma história por meio da dança, utilizando-se da sequência de movimentos corporais, música e cenário. Mas para todo esse compilado ser feito, é preciso muita dedicação e, claro, coordenação motora.
Como sempre lembramos por aqui, o ballet (tanto o infantil quanto o adulto) é uma dança muito linda e benéfica. Por combinar atividades físicas com musicalidade, lateralidade, força e flexibilidade, ele é um dos exercícios físicos mais completos que existem! Sem contar ainda que pode ser dançado por todas as idades e por ambos os sexos.
Como falamos, para que seja possível mover mais do que uma parte do corpo ao mesmo tempo, é preciso bastante coordenação motora. É na fase dos 3 e 4 anos que o sistema psicomotor da criança começa a se formar melhor, por isso essa idade é ótima para começar a fazer aulas da dança.
O legal é que, por meio das brincadeiras, exercícios e técnicas do ballet que ensinamos para as crianças, isso é possível! Assim, elas conseguem pensar em cada movimento separadamente, além de todo o conjunto para a execução final.
O que coordenação motora significa?
Ela é a capacidade de usar os músculos, principalmente os das mãos e dos pés, de forma precisa para que consigamos realizar movimentos delicados e específicos. Quando temos um bom desenvolvimento dessa habilidade, temos uma ação global muito mais eficiente.
É a coordenação motora que permite que crianças ou adultos dominem o movimento do corpo no espaço, com a agilidade, velocidade e energia necessárias. No começo, especialmente quando somos pequenos, essa aptidão parece difícil e confusa mas, como tudo na vida, é questão de prática. 😊
Benefícios do ballet clássico para as crianças
Se você gostou de saber que o ballet clássico pode ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, que tal relembrarmos outros 7 benefícios da prática do ballet infantil?
- Sociabilidade;
- Disciplina física, controle e consciência corporal;
- Senso de confiança física e mental;
- Desenvolvimento de boa postura e habilidade corporal;
- Entendimento de relação entre música, ritmo e movimento controlado;
- Proximidade e conhecimento de outras formas de arte;
- Aprimoramento do foco e da concentração.
Coloque sua filha ou filho no ballet infantil
Se você procura a atividade física ideal tanto para a saúde física quanto mental da sua filha ou filho, aposte no ballet clássico! Aqui você tira suas dúvidas sobre a dança e, para conhecer nossa escola, metodologia e equipe pedagógica, é só entrar em contato pelo Instagram ou WhatsApp. Vamos adorar receber vocês!