O ballet infantil é a atividade perfeita para os seus pequenos, porque ele ajuda a criança a aumentar a flexibilidade, resistência, agilidade, equilíbrio e os reflexos. Sem contar que é a coisa mais fofa vê-los apresentando, não é mesmo?
Se você tem uma filha ou filho pequeno e sonha que ele comece a dançar ballet, tenho certeza que devem ter surgido várias dúvidas sobre o assunto. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquila porque vamos responder as que mais escutamos por aqui no post de hoje!
- Qual a idade mínima para o ballet infantil?
Para que sua princesa possa entrar nas nossas turmas de ballet clássico, ela tem que ter, no mínimo, 3 anos. Nessa idade, elas gostam muito de fantasia, brincadeiras de faz de conta e tem sua imaginação muito apurada, o que é ótimo para as aulas!
- Como são divididas as turmas por idade?
Como vocês sabem, ballet clássico é um dança que exige anos de aprendizado até que a bailarina possa se formar. Por isso, aqui na escola criamos uma divisão bem estruturada de turmas. As do Infantil vão de 1 a 3 e são para crianças de 3 a 5 anos. As do Preparatório 1 e 2 são para as que têm de 6 a 7 anos.
Já as Elementares que vão de 1 a 8, são turmas para crianças que começarão a aprender as técnicas do ballet clássico e até as que irão se formar. Nelas, temos crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. Além disso, também contamos com turmas de ballet adulto iniciante, básico e intermediário, que levam em consideração o desenvolvimento da pessoa dentro da dança.
- Como saber que posso confiar na escola?
Foi pensando nessa preocupação natural dos pais, que desenvolvemos e criamos todo nosso espaço físico, equipe pedagógica e metodologia de ensino. Nossa escola possui o espaço inteiramente equipado para receber as crianças, com salas preparadas, iluminação adequada, som de qualidade, ambiente climatizado e higienizado.
Todas as professoras são qualificadas, com formação em ensino da dança e estão em constante treinamento. Além disso, usamos em nossas aulas a metodologia do ballet pedagógico, criada por nossa própria equipe.
Nela, fazemos uso de materiais de qualidade e oferecemos feedbacks semanais para os pais, assim como o envio de fotos e vídeos do que foi trabalhado em sala. Dessa forma, criamos um vínculo de confiança e credibilidade por meio do diálogo e transparência com cada um dos responsáveis.
- Como são as aulas de ballet infantil?
Na metodologia do ballet pedagógico, separamos a aula em 4 partes. No início e primeira parte, apresentamos a temática que será trabalhada em sala de aula e, em seguida, é realizado um alongamento e aquecimento em grupo (segunda parte).
Passando para a terceira parte da aula, as professoras organizam 4 exercícios que dialogam sempre entre a história proposta e a metodologia do ballet clássico. Já no encerramento da aula, é feita a entrega de uma surpresa relacionada ao tema trabalhado e uma breve retomada do que foi realizado no dia.
Já falamos aqui no perfil sobre ideias para montagem de um plano de aula de ballet infantil que pode te ajudar a entender melhor. 😉
- Como normalmente se sentem nos primeiros dias de aula?
Ao começar uma atividade nova, com pessoas diferentes e em um lugar desconhecido, é normal que algumas crianças se assustem no início. Mas a verdade é que este é um processo de adaptação rápido e muito tranquilo.
Apesar das reações variarem de acordo com cada criança, o primeiro mês é crucial no processo de adaptação. Então, aqui na escola prezamos por dar autonomia para a criança e construir uma relação de confiança com as professoras desde o primeiro momento.
Pensando nesse início, que é tão importante, sempre focamos em criar aulas encantadoras. Mas se você está apreensiva de que sua filha ou filho não se dê bem na nova atividade, temos um passo a passo para as crianças se adaptarem ao ballet!
Se, mesmo depois de tudo isso, você ainda não sabe se a dança será interessante para o seu pequeno, leia aqui sobre como o ballet clássico influencia no desenvolvimento infantil. E caso você fique com mais alguma dúvida sobre sobre as aulas, venha conversar com a gente no Whatsapp ou pelo nosso Instagram!