Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre o universo das sapatilhas de ponta! Então, para começar, queremos te lembrar que ter uma sapatilha bem ajustada ao pé da bailarina é super importante para seu conforto e segurança.
Por isso, o tema de hoje é sobre os principais tipos de fita para a sua sapatilha de ponta. Vamos apresentar cada um deles, seus diferenciais e em quais momentos usar cada um para você não correr o risco de errar.
1 – Fita de cetim
Essa é a fita mais tradicional e usada entre as bailarinas e, dependendo do seu figurino, pode mudar de cor (desde que seja a mesma da sapatilha) e intensidade do brilho. Por dar maior suporte ao tornozelo, devido sua firmeza e falta de elasticidade, são as mais indicadas para as bailarinas que estão iniciando na dança.
2 – Fita de cetim elástico
Por ser uma fita elástica, é muito fácil de se amarrar no tornozelo e não fica sobrando tecido. Porém, não é indicada para bailarinas em fase de formação que tem muita projeção do colo de pé, já que não dão tanta sustentação ao tornozelo e os deixam mais propensos a lesões.
3 – Fita com elástico
Esse é o tipo de fita de sapatilha de ponta que junta o cetim comum com um pedaço de elástico. Portanto, a bailarina consegue uma boa sustentação, mas não sobrecarrega seus tornozelos e tendões. Ela também é bem indicada para quem tem tendinite ou sensibilidade nos tendões ou no tornozelo de forma geral.
Agora que você já entendeu sobre cada um dos modelos do mercado, é só escolher a fita mais adequada para você. E, se quiser conhecer algumas dicas para fazer com que a sua sapatilha dure mais, clique aqui. No nosso Instagram você também pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a nossa escola.