nosso blog

As 5 melhores escolas de ballet clássico do mundo

O ballet clássico é dançado há muitos anos e, com o passar do tempo, novas técnicas foram desenvolvidas e aprimoradas. Com isso, várias formas de expressão e escolas de ballet ao redor do mundo, com suas tradições e diferentes contextos sociais, ganharam lugar de destaque.

Todo bailarino que quer se tornar profissional precisa de muita dedicação, horas de treino e, claro, da orientação de professores experientes para lhe dar um bom ensino e suporte. Sabendo disso, muitas escolas de ballet clássico passam a seguir o ensino e a técnica de uma das 5 melhores do mundo e hoje vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas.

1. Royal Ballet School

Esta escola foi criada em 1926, em Londres, por Dame Ninette de Valois e formou talentos como Anye Linden, Beryl Grey, Margot Fonteyn e Lunn Seymour. Os oitos anos de formação acontecem no Royal Opera House em período integral e com metodologia própria. Dessa forma, a escola carrega muita tradição e expectativa em todo o mundo.

2. Bolshoi Ballet Academy

A escola russa é uma das mais antigas e tradicionais. Fundada em 1776, seu nome carrega grande padrão de rigorosidade e excelência na dança, o que levou a formar nomes mundialmente conhecidos como Ekaterina Maximova, Nina Ananiashvili e, a intitulada primeira bailarina da história, Maya Plisetskaya.

Sabe o que é mais legal: esta escola conta com filiais ao redor do mundo e uma delas está instalada no Brasil desde 2000, mais precisamente em Joinville, Santa Catarina. Para entrar na metodologia Vaganova, dança contemporânea ou disciplinas complementares, é possível fazer audições.

3. Kirov Academy of Ballet

Esta academia estadunidense foi criada em 1989, em Washington, DC, com aulas tanto em tempo integral quanto parcial. O foco da escola são crianças de 7 a 12 anos e também residência para bailarinas iniciantes na carreira. Nomes importantes que foram formados pela escola: Sascha Radetsky e Danny Tidwell.

4. American Ballet Theatre (ABT)

A segunda escola estadunidense de ballet clássico conhecida mundialmente é responsável por formar a primeira bailarina afro-americana promovida à dançarina principal da escola. O local foi fundado em 1934 pelo coreógrafo e bailarino George Balanchine, em Nova Iorque.

Inicialmente, a ideia era associar a instituição a alguma marca já conhecida, o que levou, então, à criação do New York City Ballet. Além disso, no começo, a escola tinha o objetivo de formar bailarinos exclusivos da companhia, porém acabou virando referência mundial do ballet clássico.

5. National Ballet of Canada’s School (NBS)

A quinta e última escola foi fundada em 1959 por Celia Franca e Betty Oliphant, em Toronto. Além de ser conhecida pela excelência da formação na dança, a NBS tem grande credibilidade na formação de instrutores de ballet.

Na escola também existe um intercâmbio cultural. É um programa para quem chega de fora e também para os bailarinos canadenses que se formam na National Ballet of Canada’s School e querem ir para outras partes do mundo.

Se você se interessa em entrar em uma das melhores escolas de ballet do mundo, converse com a sua professora de ballet para ver o que pode ser feito. Mas lembre-se que, para isso, é necessário muita dedicação, horas de treino e disposição.Temos certeza que você é capaz de se tornar uma ótima profissional, em qualquer lugar que esteja! Nós desejamos que a experiência e todo o percurso seja incrível! Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560