A dança é uma das expressões artísticas mais antigas do mundo e, ao passar dos anos, diferentes estilos surgiram, como é o caso da dança contemporânea. Se você ama ballet, mas acha que o clássico é muito técnico, o contemporâneo pode ser ideal.
Diferentemente do que ocorre no clássico em que a perfeição dos movimentos é exigida, no ballet contemporâneo você tem menor rigidez e um maior fator interpretativo para cada passo.
Mas o que é o contemporâneo?
É o estilo de dança que surgiu a partir do início do século XX, a partir da Primeira Guerra. Nesse período, as pessoas sentiam que a rigidez dos movimentos trazidos pelo ballet clássico já não traduziam mais seus sentimentos e realidade.
Por ser também uma mistura com a dança moderna, o contemporâneo é um estilo mais experimental e que permite que o bailarino explore seus sentimentos e movimentos.
A pioneira do estilo, coreógrafa e bailarina estadunidense, Isadora Duncan, promovia apresentações com os bailarinos descalços e a inserção do humor na dança de palco, como forma de quebrar o rigor da técnica que o ballet clássico carrega.
Características do ballet contemporâneo
Assim como no ballet clássico, o contemporâneo incentiva a interpretação dos movimentos propostos, porém é permitido que, a partir dela, cada pessoa dance de forma única e singular.
O estilo possibilita que o coreógrafo faça experimentações, crie algo totalmente novo e adote diferentes formas de interação entre os corpos e os espaços. Por ser uma dança moderna, é comum a mistura de elementos e técnicas de vários estilos para a montagem de uma única coreografia.
Outra característica é a fluidez dos movimentos, o que colabora para movimentos mais orgânicos e a valorização da improvisação. A experiência da cocriação entre bailarino e coreógrafo é muito usual, pois o primeiro é incentivado a sentir a música e buscar formas próprias de expressão por meio dos movimentos pré-determinados ou não.
Mesmo sendo estilos de dança diferentes, o contemporâneo é derivado do ballet clássico. Por isso, é comum que alguns passos se repitam em ambas as danças, podendo mudar a forma de execução de cada um.
Na nossa escola, temos aulas de ambas as modalidades, porque acreditamos em um ensino completo e que atendam diversas modalidades. Ficou interessado em aprender contemporâneo? Venha conhecer um pouco mais e aproveite para ver o nosso espetáculo de final de ano lá no nosso canal do YouTube. Siga no Instagram para não perder nada do que acontece por aqui.