Quando uma criança pequena está iniciando uma nova atividade, é normal que ela leve mais dias do que um adulto para se acostumar, sabia? Crianças de 3 a 5 anos, em sua maioria, estão saindo de casa pela primeira vez e fazendo parte de um novo grupo social, descobrindo o que gostam, moldando a personalidade e se adaptando a uma rotina diferente do que a que vivem em sua casa.
E se tudo é uma novidade, qual o segredo para que as crianças se apaixonem pelo Ballet Clássico e superem o período de adaptação? Hoje vamos te ensinar o passo a passo para crianças se adaptarem ao Ballet, com base no método criado por nossa fundadora, Heloisa Negri, do Ballet Pedagógico.
Passo 1: Integração
Quando a criança chega pela primeira vez na escola, precisa se sentir confortável e segura. Ela deve se conectar à professora e aos novos colegas de turma que devem ter a mesma idade neste primeiro momento. O ponto mais importante é que a criança sinta-se parte da turma e encontre seu lugar dentro do grupo.
Passo 2: Confiança da família
Você já percebeu como busca aprovação da sua família e também o incentivo deles? Isso acontece desde a infância. É por isso que os pais têm um papel fundamental na etapa de adaptação às aulas de Ballet Clássico. Eles devem incentivar os filhos a continuarem a ir às aulas e confiar no trabalho pedagógico da escola. Esses são dois pontos que farão toda a diferença para que a criança se adapte à nova rotina, porque elas sentirão mais vontade de participar das atividades e fazerem novos amigos.
Passo 3: O Ballet é pedagógico
Por aqui nós tratamos o Ballet como uma atividade pedagógica. Mas, afinal, o que isso significa? O método do Ballet Pedagógico reforça o ensino da dança clássica de acordo com a fase de aprendizagem de cada criança. Isso significa que crianças de 3 anos não irão aprender da mesma maneira que as de 5, por exemplo. O encantamento pelas aulas faz parte da nossa escola e, claro, com o apoio dos pais, nossa equipe conquista cada criança e as incentiva a serem bailarinos melhores desde pequenos.
Passo 4: Sem pressão!
No Ballet Pedagógico não tem pressão, porque ensinamos às crianças de acordo com a sua maturidade cognitiva e corporal. Portanto, em cada faixa etária teremos diferentes planos de aula, que se adequem à idade do bailarino e que falem a mesma língua do universo imaginativo que eles vivem e entendem.
Passo 5: Ensinar além do clássico
Dos 3 aos 5 anos de idade, no Ballet Pedagógico, nossa equipe não ensina apenas a técnica do Ballet Clássico, também se preocupa com a evolução psicossocial e ensinamentos da rotina da criança como higiene pessoal, respeito, fauna, flora e muitos outros.
É isso que torna a aula mais divertida e, com certeza, encanta os pequenos, que usam da imaginação para aprender mais sobre o Ballet.
Após as primeiras quatro semanas de aulas, os bailarinos estarão adaptados à nova rotina e muito animados para quando chegar o dia de ir para o Ballet. Então, pais e professores, persistam e façam tudo com amor para contagiar e fazer as crianças se apaixonarem pelo Ballet Clássico.
Você ainda tem dúvida sobre o método Ballet Pedagógico? Acesse as nossas redes sociais e entre em contato com a nossa equipe. Clique aqui e vá para o Facebook e o Instagram.