nosso blog

Qual a melhor idade para começar a fazer Ballet?

O Ballet Clássico é o sonho de milhares de meninas e meninos, mas será que existe uma idade certa para começar? As cores, o brilho, as músicas e as coreografias encantam adultos e crianças por todo mundo e colocam o Ballet Clássico na lista de desejos desde muito cedo.

Os pais quase sempre nos procuram questionando se é muito cedo ou já é tarde demais para matricular seus filhos no Ballet. Por isso hoje nós vamos responder a principal dúvida e te contar se existe uma idade perfeita para começar a praticar essa modalidade de dança clássica. 

Nós já contamos aqui os benefícios do Ballet Pedagógico para as crianças, mas, então, quando começar?

No Ballet Pedagógico Heloisa Negri as turmas se iniciam com crianças a partir dos 3 anos de idade. Nesta idade o ensino do clássico acontece de maneira muito diferente, porque precisamos ensinar às crianças partindo do universo delas. 

Aos 3 anos de idade, as crianças aprendem por meio de aulas imaginativas. Isso quer dizer que para aprender um plié, por exemplo, nós criamos um universo de fantasia, levando-as a praticar o passo imaginando estar indo para uma floresta encantada. 

Essa prática se repete até os 5 anos, já que após essa idade mudamos a forma de ensinar para reforçar a técnica de Ballet Clássico. Aprendendo desde cedo, quando chegar nessa fase o bailarino já vai ter mais consciência corporal e domínio sobre os passos que irá executar, além de já viver o encantamento pela dança.

 Afinal, qual a melhor idade?

Aqui nós incentivamos que a criança inicie no Ballet Pedagógico aos 3 anos de idade, porque é o momento em que começamos a apresentar a técnica, ensinamos os conceitos básicos de postura, atitude, encorajamento e pertencimento. Elas aprendem também noções de lateralidade, movimentação e respeito.

Não podemos esquecer que não existe uma idade certa para começar se você está praticando Ballet por esporte. Então se você já está entrando na adolescência, na maturidade ou na meia idade, pode começar a se exercitar e descobrir uma nova paixão pelos movimentos clássicos.

Agora se o seu objetivo é se tornar um bailarino profissional, precisa procurar uma boa academia desde cedo. Procure fazer uma aula experimental e entender porquê o Ballet Clássico é tão apaixonante. Entre em contato pelo WhatsApp e faça seu agendamento.
Quer ficar de olho para continuar por dentro do mundo bailarinístico? Clique aqui e vá para nosso Facebook e Instagram e acompanhe nosso blog com publicações semanais.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560