nosso blog

Qual a diferença entre o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea?

Dançar é uma arte e essa é uma afirmação inquestionável, certo? Mesmo os apaixonados pela dança se identificam mais com um estilo do que com outro e isso é completamente normal. Mas, afinal, qual a diferença entre o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea? Você arrisca dizer qual combina mais com você?

Em alguns casos, o dançarino se adapta às duas vertentes, clássica e contemporânea, já em outros, vai se sentir mais confortável dançando mais um estilo, porque sente que sua desenvoltura fica mais natural e fluída.

Quer entender melhor o que diferencia o Ballet Clássico da Dança Contemporânea? Vem ver o que preparamos para você!

Entendendo o Ballet Clássico

O Ballet Clássico surgiu no início do século XVI, após a italiana Catarina de Medici, casada com o francês Henrique II, encomendar uma apresentação para o casamento da sua sobrinha. No auge do Romantismo essa manifestação artística caiu no gosto da corte francesa e foi ganhando mais espaço e expressão.

Como funciona o Ballet Clássico?

Em uma apresentação de Ballet Clássico o artista é guiado pelo coreógrafo que determina todos os passos e estrutura o que os bailarinos farão. A preocupação, é claro, não é apenas em relação à dança, mas também sobre a emoção que deve ser interpretada em cada cena. 

O figurino no Ballet Clássico é majestoso e orquestra com os movimentos coreografados e marcados. Outro ponto importante é em relação a rigidez, já que o Clássico não tem muita margem para a espontaneidade e improvisação em uma coreografia, por exemplo.

Entendendo a Dança Contemporânea 

No início do século XX, um grupo de bailarinos começou a se movimentar contra a formalidade do Ballet Clássico. Com o fim da Primeira Guerra Mundial eles queriam aumentar sua liberdade de expressão e sentir-se livres, é neste momento que o clássico deixou de fazer sentido.

A coreógrafa e bailarina estadunidense Isadora Duncan foi a pioneira da Dança Contemporânea, com uma linha que fugisse do Clássico. Aqui o bailarino pode escolher como interpretar a coreografia, de acordo com a sua visão e sentimento. Os movimentos são mais orgânicos e menos marcados que no Clássico e o figurino não é um ponto de atenção, já que buscam que a atenção recaia mais sobre o movimento.

Ainda que o Clássico e o Contemporâneo sejam duas modalidades separadas, as danças têm a mesma raiz e, claro, são feitas para apaixonar o público e explorar o que existe de mais lindo no movimento corporal humano.

Se você ainda não experimentou nenhuma das duas opções, faça uma aula experimental de Ballet Clássico e também da Dança Contemporânea e descubra qual das duas você vai gostar mais. Clique aqui e vá para nosso Facebook e Instagram e entre em contato para agendar a sua experiência com o Ballet Pedagógico Heloisa Negri. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560