Só quem ama o Ballet sabe como pode ser viciante consumir conteúdos relacionados com a dança. Livros, revistas, documentários, séries e filmes ganham o nosso coração quando trazem um toque bailarinístico para a história, não é verdade?
Seja como um coadjuvante no enredo ou como condutor principal da obra, a verdade é que envolver o Ballet na história faz com que bailarinos e amantes da dança se conectem logo de cara e, claro, queiram conhecer a história!
Nós sabemos que você ama ballet, por isso preparamos uma seleção de livros infantis e adultos que envolvem esse universo. Está pronto para conhecer?
A bailarina fantasma: Anabela em quatro atos
Esse livro foi escrito pela Socorro Acioli e conta a história de Anabela, uma jovem que acompanha seu pai em uma reforma no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Enquanto o pai trabalha, ela passa as tardes fazendo a tarefa de casa, até que Anabela descobre uma nova companheira: a bailarina fantasma.
Indicado para crianças a partir de 10 anos, esse livro mescla fantasia com vida real e é perfeito para quem está vivendo a fase da adolescência. Você vai encontrar A bailarina fantasma: Anabela em quatro atos nas livrarias online, física e em algumas bibliotecas que tenham bom acervo de autores brasileiros.
Belinda, a bailarina
Se você tem filhos pequenos, essa história é perfeita para contar na hora de dormir. Belinda, a bailarina é uma obra Amy Young, indicada para crianças de 6 a 8 anos. O livro conta a história de Belinda, uma bailarina de pés grandes que é reprovada na audição. Ela tenta desistir da dança, mas sua paixão é maior do que as críticas que recebe.
As crianças se apaixonam pela história e os pais pela mensagem contida no livro. De leitura muito fácil, Belinda, a bailarina deve ser com certeza livro de cabeceira para os pequenos que amam o Ballet.
Contos do Balé e Outros Contos do Balé
Quem não conhece as histórias dos repertórios de Ballet precisa urgentemente comprar essas duas obras! A autora Inês Bógea faz uma viagem no tempo e apresenta a história de cinco contos do Ballet em cada livro. Usando narrador em terceira pessoa ou personagens masculinos e femininos em primeira pessoa, você vai conhecer as histórias de A Menina Mal Olhada, Giselle, Coppélia, O Lago dos Cisnes, Petrouchka, A Sílfide, O Corsário, La Bayadère, O Quebra-Nozes e Pássaro de Fogo.
Além de conhecer os enredos, Inês Bógea também conta a origem das coreografias, curiosidades sobre o espetáculo e o corpo de bailarinos. Para ilustrar, fotos incríveis de cada espetáculo te ajudam a visualizar as histórias que está lendo!
Se você ainda não tem, procure nas livrarias online e físicas, porque Contos do Balé e Outros Contos do Balé serão seu mais novo companheiro de sala.
A dança dos sonhos
Para quem gosta de ler romances, essa leitura será deliciosa. Nora Robets encanta o leitor apresentando a história em duas partes. Na primeira, você vai conhecer Lindsay Dunne, uma bailarina que precisa abandonar os palcos depois de um acidente; ela abre uma escola e lá encontra Seth Bannion, tio de uma brilhante bailarina, a Ruth. Na segunda parte do livro, Nora Roberts foca a atenção em Ruth, que agora é uma bailarina profissional de uma companhia de Nova Iorque. Lá, ela se apaixona por Nikolai Davidov e eles vivem um romance complicado e envolvente.
A dança dos sonhos é uma obra adulta que pode ser facilmente encontrada em livrarias e bibliotecas. Com certeza, você vai ler rapidamente e curtir cada página!
Mãos à obra: vamos ler?
Agora que você já conhece alguns exemplos de obras, que tal pesquisar mais e buscar a que melhor se encaixa em seu gosto literário? Existem lindas biografias de bailarinas e ficções para crianças e adultos.
Você gostou dessas dicas? Se sim, compartilhe esse conteúdo com suas amigas que também amam ler histórias bailarinísticas e nos siga nas redes sociais para ver nossos conteúdos diários. Clique aqui e vá para nosso Facebook e Instagram.