Quem está começando com a sapatilha de ponta, independentemente da idade, fica com a cabeça cheia de dúvidas e, claro, insegura sobre como vai ser a aula e quais dificuldades vai encontrar. Será que é normal doer? Como ter força para subir e descer? Para te ajudar a responder essas perguntas, preparamos esse texto para você.
O objetivo principal é que este momento seja único e muito especial, porque a gente sabe como você esperou para ter a sua sapatilha de ponta e viver a emoção da primeira aula. Então, relaxa e aproveite as dicas que preparamos com muito carinho para você.
Como funciona uma aula de ponta?
Cada professor tem autonomia para trabalhar a aula de ponta seguindo métodos de ensino específicos. Aqui na escola de Ballet Pedagógico Heloisa Negri nossos professores são muito atenciosos e conduzem a aula de acordo com a capacidade da turma.
Sempre iniciamos ensinando o básico: colocar a sapatilha de ponta e amarrar a fita corretamente, a subir e a descer com firmeza para evitar lesões, e os movimentos mais simples, que irão dar mais segurança sobre equilíbrio e força. No início o tempo na sapatilha também é menor e vamos aumentando gradativamente, para que nossas bailarinas sintam-se confortáveis.
As aulas são divididas entre fortalecimento, barra e centro. Cada parte tem um objetivo específico e terá um nível de dificuldade superior para a fase em que a turma estiver. O professor planeja a aula com antecedência e vai analisar o desempenho individual das alunas, atentando-se aos movimentos para corrigi-los e garantir a melhor performance.
Não compre qualquer sapatilha
Sabe aquela sapatilha que fica linda no pé da sua amiga? Não compre! Nem sempre a ponta que se encaixa nela servirá para você ter um bom desempenho. A sapatilha de ponta precisa ser medida e avaliada no seu pé por um profissional e por seu professor, porque eles irão avaliar se como os seus movimentos se comportam em cada modelo.
PS.: Não esqueça de comprar a ponteira, dedeira e separadores se for necessário, isso vai ajudar a diminuir o desconto da sapatilha de ponta!
Você é maravilhosa!
Errar os movimentos ou não se sentir graciosa no começo é completamente normal! Você é maravilhosa e vai melhorar com a prática. E, se alguém ainda não te disse, vamos te contar um segredo: a sala de aula é seu espaço para falhar e treinar e você não deixará de ser menos linda dançando por não conseguir executar com perfeição o movimento logo de cara.
Compartilhe esse conteúdo com suas amigas que também estão começando e nos siga nas redes sociais. Clique aqui e vá para nosso Facebook e Instagram.