As aulas de ballet mudaram de endereço novamente e nós estamos como? Perdidas e desorientadas! Sem a barra, a janela, o espelho e até o relógio, acabamos ficando perdidas nos movimentos. Qual a perna correta? Para qual lado devo girar mesmo? Como eu vou marcar a cabeça?
Quando a música começa, fica difícil saber se o que você está fazendo está certo, mas, hoje, nós estamos aqui para explicar porque isso acontece. Existem dois fatores que interferem na hora de dançar: lateralidade e orientação espacial.
Isso porque nós adotamos a sala de aula (e a amiga da frente) como referência para os nossos movimentos, esquecendo que precisamos utilizar nosso corpo para nos localizarmos na aula.
O que são lateralidade e orientação espacial?
A lateralidade é a capacidade de a bailarina controlar igualmente os dois lados do corpo. Ou seja, tanto a esquerda, quanto a direita exigem a percepção de espaço e movimentação. Já a orientação espacial acontece quando a bailarina consegue se situar e se orientar em relação às pessoas, aos objetos e ao próprio corpo. Independemente do movimento, ela saberá conduzir seus passos pensando na distância e fluidez.
Como ter o mesmo desempenho de uma sala de aula?
Para diminuir a sensação de quem está “perdido” durante a aula, você vai precisa reconhecer o ambiente onde vai fazer o ballet online. Teste os movimentos, alongue a perna ao máximo e confira se você não vai bater em algum móvel ou na parede. Apenas pela experimentação você vai desenvolver a lateralidade e orientação espacial.
Se você tiver tido bons professores na infância ou estiver tendo acompanhamento de profissionais competentes na fase adulta, a lateralidade será mais natural, ainda que haja certo estranhamento por suas referências visuais terem mudado.
O segredo para aumentar a sua habilidade e autoconfiança é se imaginar (e por que não testar?) fazendo o mesmo movimento em lugares e direções diferentes. Isso vai criar mais consciência corporal em você e garantir melhor desempenho nas aulas online.
As nossas alunas desde pequena recebem grande incentivo para autoconhecimento e promovemos isso através do Ballet Pedagógico, método criado e desenvolvido por nossa fundadora Heloisa Negri.
Quer saber mais sobre nós? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.