Para toda bailarina, chegar à sapatilha de ponta é um momento sagrado que demarca a maturidade e o domínio da técnica do ballet clássico.
A sapatilha de ponta é um investimento alto e por ser delicada trouxemos hoje algumas dicas de cuidados que aumentem a sua durabilidade. Vamos lá?
Dica 1: Mantenha-as sempre secas
Claro que suar os pés durante a aula ou apresentação é natural. Por isso, sempre ao final do uso, deixe-as em local arejado para que sequem. Muito importante: evite colocá-las imediatamente na bolsa que estará naturalmente abafada.
Dica 2: Não esqueça de endurecer as pontas
Por mais duras que as pontas das sapatilhas profissionais já sejam, é muito importante reforçar a rigidez.
Antes de usá-las, deixe-as no refrigerador por algumas horas, mas cuidado com a umidade. Durante o uso, encaixe a sua ponteira, além de te proporcionar maior estabilidade para dançar, a ponteira também tem como função reforçar a ponta da sapatilha.
Dica 3: Alterne entre dois pares
Se você está frequentemente fazendo trabalho de ponta, considere ter mais um par e vá revezando, assim, além de garantir a sua boa performance, você também estará segura, uma vez que suas sapatilhas estarão sempre no estado ideal de consistência, conservação e durabilidade.
Dica 04: Impermeabilize as sapatilhas de ponta
Quando falamos de durabilidade, utilizar um spray impermeabilizante de calçados pode ser uma excelente ideia.
No mercado, existem produtos próprios para isso, entretanto, alguns bailarinos também fazem essa impermeabilização com verniz ou mesmo esmalte incolor.
Dica 05: Limpe as suas sapatilhas com cuidado e longe da água
Sapatilhas de ponta, assim como já falamos, são extremamente frágeis e delicadas e não se relacionam bem com água.
Claro, mantê-las limpas é essencial, porém, faça essa higienização sempre com um paninho limpo e pouco úmido. Limpe-as com todo cuidado necessário e valorize esse momento. Lembre-se de todos os anos que você estudou e treinou seu corpo para chegar até aqui.
Dica extra: aprenda a costurar sua sapatilha de um jeito fácil e que te proporcione estabilidade para dançar. Nossa fundadora, Heloisa Negri, te ensina o passo a passo no vídeo abaixo:
Se esse conteúdo foi útil para você, não esqueça de compartilhar com também pode gostar!
Quer saber mais sobre o Ballet Pedagógico Heloisa Negri? Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.