O braço é um membro fundamental no Ballet Clássico, sabia? Não apenas para deixar os movimentos bonitos e fluídos, os braços garantem a movimentação correta e o equilíbrio do bailarino no palco.
Com certeza você já ouviu o seu professor dizer que o braço vai te ajudar na hora do giro e melhorar a sua postura, não é mesmo? Por aqui estamos sempre relembrando os nossos bailarinos do quanto este membro é importante para o bom desenvolvimento.
Antes de te contarmos quais são as 5 posições do braço no Ballet Clássico, preciso te dizer que em algumas escolas as nomenclaturas podem não ser as mesmas se utilizarem os métodos russo, francês ou italiano.
O que você precisa saber sobre as posições dos braços
Entender como se posicionar em cada passo é importante para que você execute bem os movimentos e não perca nenhuma orientação da aula. Porém, não basta apenas decorar a posição, ok? Preste muita atenção aos seus cotovelos para não deixar que fiquem caídos e mantenha os braços na mesma linha da mão. Outro ponto para você se atentar é sobre a tensão que coloca sob as mãos, os dedos e os braços: procure relaxar e dar continuidade à curva da posição, esconda levemente o polegar atrás dos outros dedos da mão, deixe o braço arredondado – imagine que está segurando uma bola gigante – e curve suavemente a palma da mão para dentro, em direção ao corpo.
Bras Bas
Essa é a posição que denominamos como inicial no Ballet Clássico. Comece relaxando os ombros, depois abaixe os braços em direção à cintura, curvando levemente seus cotovelos. Os dedos seguem a curvatura do braço. As mãos devem ficar bem próximas do corpo, mas não encostadas, ok?
Demi Second
Os braços ficam relaxados e as mãos na altura do umbigo. Está entre a posição de bras bas e a segunda.
1ª Posição
Faça um círculo com os braços à sua frente. Mantenha os braços na altura do seu umbigo.
2ª Posição
Abra os braços mantendo uma curva. As mãos devem estar abaixo da linha dos ombros. Cuidado para não abrir muito os braços e eles saírem para trás do seu corpo!
3ª Posição
Arredonde um dos braços (como na primeira posição) e abra o outro (como na segunda posição).
4ª Posição
Um dos braços deve ficar arredondado ao lado do corpo (como na segunda posição) e o outro subirá levemente à frente do topo da sua cabeça, em quinta posição.
4ª Cruzada
Enquanto um braço fica em frente ao seu corpo (como na primeira posição), o outro irá subir (como na quinta posição).
5ª Posição
A quinta posição é muito elegante. Serve como uma moldura para o rosto da bailarina ou bailarino. Para fazer, suba os dois braços (cuidado para não tensionar os ombros e subí-los juntos no movimento!) e deve ser levemente arredondado pouco a frente do topo da sua cabeça. Uma dica para identificar se está fazendo certo é levantar os olhos e verificar se você consegue enxergar o final da palma da sua mão.
Agora que você já conseguiu estudar cada uma das posições do braço, que tal se arriscar e aprender muito mais em uma aula experimental? Vem falar com a gente no nosso WhatsApp e conheça nosso método de ensino para Ballet Adulto e Ballet Pedagógico.