Ao contrário do que muito se pensa, não são apenas as crianças que querem e podem aprender a dançar ballet clássico. A dança é uma das atividades físicas mais completas e, desde que autorizado por um médico, pode trazer diversos benefícios para pessoas de todas as idades!
Separamos 6 motivos para você se convencer a começar a dançar ballet ainda hoje, confira.
1. É um exercício completo
O ballet clássico é responsável por trabalhar todos os músculos do corpo, promovendo o condicionamento e fortalecimento muscular, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, noção espacial, lateralidade, postura, firmeza e precisão.
Como a dança é uma arte e requer que o bailarino entre em um personagem, mesmo que haja uma predominância de trabalho de pernas e tronco, acabamos exercitando, inclusive, os músculos faciais e do pescoço, por exemplo.
2. Bem-estar
A dança trabalha o autoconhecimento e a auto superação quando passamos a conseguir realizar movimentos que antes pareciam impossíveis. Além disso, ainda libera hormônios que trazem a sensação de bem-estar ao corpo e à mente. Com isso, o ballet pode, também, ajudar no tratamento de pessoas com sintomas de depressão ou ansiedade, por exemplo.
3. Qualidade de vida
Por ser um exercício que trabalha com movimentos aeróbicos, de resistência e flexibilidade, ele colabora para que tenhamos mais disposição para fazermos as tarefas diárias. Proporcionando, assim, maior qualidade de vida para quem o pratica.
4. Disciplina
O fato de ser exigido precisão e muitas repetições para dançar ballet, com o tempo é desenvolvida a disciplina tanto para a frequência nas aulas, como também para a execução correta de movimentos e coreografias.
5. Resistência física
Atividades cardiovasculares, como é o caso do ballet, melhoram nossa resistência física e nos tiram do sedentarismo. Isso acontece porque é preciso resistência e o envolvimento de grandes massas musculares para que os bailarinos consigam manter uma posição por bastante tempo ou executar o mesmo movimento várias vezes.
6. Definição e tônus muscular
Assim como se ganha resistência física ao dançar ballet, há também um ganho de definição e tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, por meio da postura e trabalhos de braços erguidos, quanto os inferiores, por meio de saltos, piruetas, exercícios de sustentação, etc.
Dançar ballet clássico é para todas as idades e tipos de corpos. Venham experimentar essa modalidade que é, na verdade, um estilo de vida! E se você quer acompanhar mais assuntos como esse e estar por dentro de todas as novidades da nossa escola? Acesse nosso Instagram!