Mesmo se você acabou de entrar no mundo da dança, já deve ter ouvido falar sobre o en dehors. O tão sonhado direcionamento do corpo, é complexo para executar e não serve apenas para manter a “pose de bailarina”. En dehor é o movimento de rotação da coxa e não dos pés, como muitas pessoas acreditam. Continue lendo se esse assunto te interessa e você quer entender o que é e o melhor, como conquistar.
Para que serve o en dehor?
Nós já te adiantamos que este movimento não é apenas para ter a pose de bailarina, correto? Então, agora vamos te contar para que serve conquistar o en dehor e trabalhar esta prática.
O primeiro ponto que você precisa entender é que o en dehor é a rotação coxofemoral, ou seja, é um movimento rotacional que começa na coxa/fêmur e desce para o restante das pernas até a ponta dos pés.
Realizar corretamente este movimento irá te ajudar a manter o equilíbrio fora da barra e a executar os passos do Ballet Clássico. Para que você, bailarina, consiga conquistar o en dehor, é preciso liberar a articulação do quadril. Isso vai acontecer mediante exercícios que exigem a supervisão de um professor e também a auto-observação.
O movimento no Ballet Clássico
Se você já fez alguma aula de Ballet Clássico com certeza já foi cobrada para melhorar o seu en dehor ou já se confundiu na hora de realizar uma pirueta. Isso porque dentro da modalidade de dança o termo pode ser facilmente confundido com o en dedan, que é o movimento para dentro.
Então, pense assim: tudo o que você for movimento para fora, é um movimento en dehor e o que é para dentro é en dedan.
Dica especial
Você leu até aqui e quer entender melhor sobre o movimento? Vem falar com a gente no nosso WhatsApp e descubra como nós podemos te ajudar a se tornar a bailarina que você sempre sonhou.