nosso blog

Dança contemporânea X moderna: quais as diferenças

Se você não for muito a fundo nas diferenças entre dança contemporânea e moderna, verá apenas que ambas representam um afastamento do tradicionalismo do ballet clássico. No entanto, ambas são danças com características diferentes. Quer entender mais sobre cada uma? Então continue lendo o texto de hoje.

Por que as pessoas confundem dança contemporânea e moderna?

Não dá para negar que o ballet clássico é uma dança linda (e que amamos), mas em um contexto em que as pessoas passaram a querer expressar sua singularidade, ele não agradava mais a todos. As regras de cabelo, vestimenta, postura e as técnicas rígidas do ballet clássico passaram, então, a ser questionadas.

Foi nesse cenário, a partir do século XX, que as danças contemporânea e moderna surgiram. Como ambas permitem certa liberdade de movimento e expressão do que o bailarino sente, muitos acabam confundindo ambas as danças.

Dança moderna

A dança moderna foi criada logo após a ruptura com o ballet clássico, no século XX, com nomes como Isadora Duncan, Loie Fuller, Ruth St Dennis, Martha Graham e Mary Wigman. A proposta do estilo, por mais que ainda exigisse a técnica na execução, era de movimentos mais soltos e simples, dando mais liberdade de expressão para os bailarinos.

Os saltos, piruetas e chutes altos foram substituídos por passos no chão e com quedas corporais controladas, levando à exercitar a criatividade e improvisação. Além disso, a sapatilha de ponta também foi deixada de lado e as roupas passaram a ser mais confortáveis.

Conforme a dança moderna foi sendo experimentada, ela evoluiu e se desenvolveu de tal forma que outro estilo precisou ser criado a partir de 1960: a dança contemporânea.

Dança contemporânea

A dança contemporânea surgiu para terminar a distanciação do ballet clássico que a moderna começou, mas foi apenas em 1980 que essa nova forma se tornou mais popular. O ponto mais importante para os bailarinos do estilo contemporâneo é transmitir suas ideias, conceitos e sentimentos por meio dos mais variados movimentos do corpo.

Nesta dança, a improvisação e desconstrução dos passos é ainda mais forte. Por isso, o foco em uma coreografia de dança contemporânea não é, de fato, nos passos dançados como o mundo estava acostumado, mas sim em movimentos livres e experimentais.

Se você for assistir uma apresentação ou aula de contemporâneo, vai notar trabalhos com contrações, torções, desencaixe etc., por exemplo. Além disso, assim como na dança moderna, nesta também não há padrões pré definidos de vestimentas e músicas. O que determina como será feito, é a proposta e o conceito daquela montagem.

Para conhecer mais sobre esse estilo de dança, procure por nomes como Ruth St. Denis, Doris Humphrey, Mary Wigman, François Delsarte, Émile Jaques-Dalcroze, Paul Taylor, Rudolph von Laban, Loie Fuller, Jose Limon e Marie Rambert.

Se você ficou curiosa e gostaria de se desafiar, que tal começar a fazer aulas de dança contemporânea? Vem falar com a gente no nosso WhatsApp e conheça nossas aulas da modalidade, temos certeza que será libertador!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560