nosso blog

Tipos de coordenação motora

Com certeza você já ouviu falar sobre a importância da coordenação motora na dança, mas você sabia que existem diferentes tipos dela e que todas são usadas em conjunto? Continue lendo o texto de hoje porque vamos explicar as diferenças entre a coordenação motora geral, a específica e a fina.

Coordenação motora geral

Esse é o tipo de coordenação motora que é responsável por nos fazer andar, pular, rastejar e outros exemplos do mesmo gênero. A partir dela, os seres humanos são capazes de dominar os movimentos básicos do seu próprio corpo.

Coordenação motora específica

Quando vamos jogar bola ou dançar, por exemplo, precisamos que nosso corpo entenda que agora é hora de fazer movimentos específicos. É exatamente para isso que a coordenação motora específica serve, para nos permitir realizar um determinado tipo de atividade.

Coordenação motora fina

Este é o tipo de coordenação motora responsável pelas atividades mais sutis e detalhadas do nosso dia a dia, como escrever, recortar papéis, comer de talheres, desenhar, amarrar os sapatos, fazer colagens etc. Ela nos permite usar os pequenos músculos do nosso corpo de forma precisa e eficiente para fazer os movimentos que os outros não conseguem.

Quando a criança nasce, até mais ou menos seu primeiro aninho, ela começa a desenvolver a coordenação motora geral. Porém a específica e a fina só surgem à medida que os anos vão passando e que ela começa a desenvolver novas habilidades.

Você sabia que a dança é uma ótima forma de estimular os 3 tipos de coordenação no seu filho ou filha? Isso mesmo, já que ela exige movimentos específicos e detalhados, podendo ser maiores ou menores. Se você quer ajudar o desenvolvimento do seu príncipe ou princesa por meio do ballet clássico, venha falar com a gente!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560