nosso blog

O Lago dos Cisnes: conheça um dos ballets de repertório mais famoso do mundo

Se você gosta de assistir espetáculos de dança, com certeza já deve ter ouvido falar do ballet de repertório O Lago dos Cisnes. Composta pelo russo Tchaikovsky, a peça é dividida em 4 atos e foi estreada pelo Teatro Bolshoi de Moscou, em 1892.

Porém, assim como muitas obras só são reconhecidas anos depois de seu lançamento, assim também aconteceu com O Lago dos Cisnes. A primeira versão do ballet, coreografada por Julius Reisinger, se tornou um fracasso de público.

Foi apenas em 1895, em São Petersburgo, e com a nova coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, que ele conquistou o mundo. O nível de excelência na relação entre a composição e a coreografia, o levou a ser visto como referência mundial.

O que é um ballet de repertório

Os ballets de repertório não são apenas coreografias bem montadas, mas eles contam uma história e, por meio de cenas ou atos, nos ajudam a construir a linha temporal da narrativa. É o tipo de espetáculo que mais se assemelha a uma peça de teatro.

É preciso seguir uma série de itens para que um ballet de repertório exista de fato. Entre eles, um cenário que ambienta a história, figurinos específicos para todos os personagens e coreografias minuciosamente executadas conforme a peça original.

A história do ballet O Lago dos Cisnes

O roteiro conta a história da princesa Odette que sofreu um feitiço de Von Rothbart para que ficasse prisioneira no corpo de um cisne branco para sempre. De dia, a princesa vivia no lago feito com as lágrimas de sua mãe e, em algumas horas da noite, ela se libertava e podia viver como humana.

A esperança de Odette se libertar de sua condição se acendeu quando conheceu o príncipe Siegfried que declararia amor e fidelidade a ela. Porém quando ia fazê-lo, o príncipe foi enganado pelo feiticero, dando sua filha Odile, o cisne negro e gêmea do mal de Odette, a ele.

No quarto ato, irado devido a traição sofrida, Siegfried encontra a princesa após uma festa e, apaixonados, decidem morrer juntos. Ambos se jogam no lago para acabar com o feitiço e poderem viver felizes na vida após a morte.

Perfeição que vai além do enredo

Apesar da aclamada densidade da trama, não é apenas ela que garantiu o sucesso de O Lago dos Cisnes. Além de uma narrativa muito bem construída e que desperta diferentes e profundas emoções no público, a perfeição técnica na realização dos movimentos impressiona a todos que assistem.

Outro ponto que merece destaque são os músicos. Se você gosta de música clássica e tem particular atenção pelos violinos, precisa assistir a esta obra. A peça é responsável por carregar uma das maiores cargas dramáticas da música sinfônica.

Assim que tiver a oportunidade, assista um espetáculo do ballet de repertório O Lago dos Cisnes, você não vai se arrepender! E se por acaso já tiver assistido, conta para a gente como foi sua experiência e qual a sua parte preferida lá no nosso direct do Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter

entre em contato

Av. Cerro Azul, 2699
Maringá - PR

balletheloisanegri@gmail.com


(44) 3354-1560