Se você gosta de assistir espetáculos de dança, com certeza já deve ter ouvido falar do ballet de repertório O Lago dos Cisnes. Composta pelo russo Tchaikovsky, a peça é dividida em 4 atos e foi estreada pelo Teatro Bolshoi de Moscou, em 1892.
Porém, assim como muitas obras só são reconhecidas anos depois de seu lançamento, assim também aconteceu com O Lago dos Cisnes. A primeira versão do ballet, coreografada por Julius Reisinger, se tornou um fracasso de público.
Foi apenas em 1895, em São Petersburgo, e com a nova coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, que ele conquistou o mundo. O nível de excelência na relação entre a composição e a coreografia, o levou a ser visto como referência mundial.
O que é um ballet de repertório
Os ballets de repertório não são apenas coreografias bem montadas, mas eles contam uma história e, por meio de cenas ou atos, nos ajudam a construir a linha temporal da narrativa. É o tipo de espetáculo que mais se assemelha a uma peça de teatro.
É preciso seguir uma série de itens para que um ballet de repertório exista de fato. Entre eles, um cenário que ambienta a história, figurinos específicos para todos os personagens e coreografias minuciosamente executadas conforme a peça original.
A história do ballet O Lago dos Cisnes
O roteiro conta a história da princesa Odette que sofreu um feitiço de Von Rothbart para que ficasse prisioneira no corpo de um cisne branco para sempre. De dia, a princesa vivia no lago feito com as lágrimas de sua mãe e, em algumas horas da noite, ela se libertava e podia viver como humana.
A esperança de Odette se libertar de sua condição se acendeu quando conheceu o príncipe Siegfried que declararia amor e fidelidade a ela. Porém quando ia fazê-lo, o príncipe foi enganado pelo feiticero, dando sua filha Odile, o cisne negro e gêmea do mal de Odette, a ele.
No quarto ato, irado devido a traição sofrida, Siegfried encontra a princesa após uma festa e, apaixonados, decidem morrer juntos. Ambos se jogam no lago para acabar com o feitiço e poderem viver felizes na vida após a morte.
Perfeição que vai além do enredo
Apesar da aclamada densidade da trama, não é apenas ela que garantiu o sucesso de O Lago dos Cisnes. Além de uma narrativa muito bem construída e que desperta diferentes e profundas emoções no público, a perfeição técnica na realização dos movimentos impressiona a todos que assistem.
Outro ponto que merece destaque são os músicos. Se você gosta de música clássica e tem particular atenção pelos violinos, precisa assistir a esta obra. A peça é responsável por carregar uma das maiores cargas dramáticas da música sinfônica.
Assim que tiver a oportunidade, assista um espetáculo do ballet de repertório O Lago dos Cisnes, você não vai se arrepender! E se por acaso já tiver assistido, conta para a gente como foi sua experiência e qual a sua parte preferida lá no nosso direct do Instagram.