Seja qual for a atividade física que você escolher, será necessário fazer um aquecimento e até um alongamento antes, sabia? No ballet clássico é a mesma coisa, porque nosso corpo precisa passar por todo um processo para entender que saímos da inércia (repouso) e começamos a nos exercitar.
O aquecimento é uma espécie de antecipação do aumento do metabolismo e redução do débito do oxigênio, fazendo com que esta diferença não seja tão grande quando começamos o exercício em si. É exatamente o “aviso prévio” que preparará o corpo para que ele não desenvolva uma lesão.
Nesse período há o aumento do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a melhora da oxigenação dos tecidos e a elevação da temperatura corporal. Juntos, esses processos fazem com que haja uma melhora nas atividades das enzimas dos músculos, sem contar o alívio da tensão causada pelos dias frios.
E se você é daquelas que não vê a hora de ser mais flexível, não tem outro caminho senão o aquecimento e o alongamento, ok? Com o aumento da temperatura corporal, o fluxo sanguíneo aumenta, melhorando a circulação e “hidratando” as articulações. Dessa forma, passa a haver uma melhoria na elasticidade do corpo, da postura e também a diminuição das dores musculares.
Agora que você já entendeu a importância de ambos, não esqueça de ler este texto para saber mais sobre as roupas de aquecimento e como elas podem te ajudar. Elas são importantíssimas para as bailarinas! E se você quiser conhecer um pouco mais da nossa escola, acesse nosso Instagram ou nos mande uma mensagem no WhatsApp.